Orçamento familiar é muito importante. Não necessitamos saber nos mínimos detalhes o que gastamos, mas quem chegar a este ponto terá levado mais vantagem, pois vão saber como gastaram e onde podem melhorar na diminuição de seus gastos.
No orçamento familiar temos de criar contas e como exemplo eu coloco a conta alimentação (que são os gastos com alimentação), a conta educação, conta investimento ( uma conta em que você vai pensar em seu futuro e economizar desde agora), conta férias, conta gastos com luz, água e condomínio, conta descontração (é aquela que você economiza para ir a uma festa,a um barzinho, a um restaurante, a uma ida a praia, etc). Estas contas podem ser variáveis ou fixas.
As contas fixas são: aluguel ou prestação da casa própria, aguá luz, etc.
As variáveis são: conta férias, conta descontração (é aquela que você economiza para ir a uma festa,a um barzinho, a um restaurante, a uma ida a praia, etc) entre outras.
Desta forma você inicia a dar origem e destino ao su dinheiro e ordenadamente sabendo desta forma a melhor maneira de administra o que ganha.
Se quiseres viajar por exemplo você pode retirar o dinheiro da conta investimento e depois repor novamente e durante o ano o valor retirado da conta investimento colocando para isto mais dinheiro na conta investimento e menos na conta férias até "pagar" tudo que retirou da conta investimento e só então voltar a colocar novamente todo o dinheiroi desdinado a conta férias de volta ao seu lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário