Penso que não se deva ter tanta disparidades entre salários;
Penso que os salários devam ser mais justos;
Penso que exista diferenças salariais devido a "n" fatores, mas não podem ser aumentados em 3 ou mais vezes em relação aos demais, além de tais salários não contemplarem ou não estarem a ele agragado os "valores extras para a compra de passagens, gastos com celular, moradia, ........" e que são pagos por fora e a sobra adivinhem com quem fica.....(pensam que é devolvido para quem destinou a verba.......é claro que não, então estes aumentos não são de 3 ou mais vezes do que outros salários, mas muitíssimo mais).
Desta forma, penso novamente que o salário MÍNIMO deva realmente ser e muito bem reajustado para um valor digno e que não venham chorar que este ou aquele não tem dinheiro para sustentar, pois se este fosse o caso, os demais salários não teriam sido reajustados da forma que foram.
Esta é minha opinião particular.
VEJAM A REPORTAGEM.
Salário mínimo tem menos da metade do poder de compra de 1940.
Referencias e localização original desta reportagem:
16 de fevereiro de 2011 • 09h56 • atualizado 10h32
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201102161156_ABR_79534519
REPORTAGEM
O salário mínimo brasileiro foi instituído na Era Vargas. A Constituição de 1934 adotou, no Artigo 121, o princípio do "salário mínimo, capaz de satisfazer, conforme as condições de cada região, às necessidades normais do trabalhador". Porém, a quantia só foi estabelecida em 1º de maio de 1940, e passou a vigorar dois meses depois, com o valor de R$ 1.202,29 (corrigida a preços de janeiro de 2011). Atualmente, o valor de R$ 540 tem menos da metade do poder de compra que tinha na época da criação. O governo tenta aprovar reajuste para R$ 545 nesta quarta-feira - oposição e líderes sindicais pedem aumento maior.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), inicialmente eram 14 níveis salariais e por regiões definidas pelo governo federal. Seu valor só foi unificado em 1984. Até os dias atuais, a política do salário mínimo passou por quatro fases, segundo o Dieese. A primeira, entre 1940 e 1951, que consolidou o mínimo. Nesse período, porém, houve um congelamento entre 1943 e 1951, embora a lei determinasse correção de três em três anos.
A segunda fase correspondeu ao período de 1952 a 1964, quando melhorou o poder de compra do mínimo. Em 1957, segundo o Dieese, o salário mínimo atingiu o maior valor da história, quando chegou a R$ 1.732,28 - feita a correção a preços de janeiro de 2011 - e permaneceu praticamente estável de 1960 a 1964. A terceira fase, marcada pela restrição do salário mínimo, iniciou-se em 1965, durante os governos militares, e se prolongou até meados da década de 90. Entre 1965 e 1974, o salário mínimo mantinha, na média anual, apenas 69% do poder aquisitivo de 1940.
Ainda de acordo com o Dieese, a mudança da política salarial, a partir de 1974, e a introdução dos reajustes semestrais, em 1979, chegaram a sinalizar uma recuperação do valor real do salário mínimo até o ano de 1982 (21,2%). Mas, ao longo dos dez anos seguintes, conhecidos como a "década perdida", o salário mínimo retomou a trajetória de perda crescente do poder de compra, pelos cálculos da instituição.
Entre 1983 e 1991, o poder aquisitivo do salário mínimo caiu acentuadamente, em média, e passou a valer 43% do que valia em 1940. Em 1994, chegou a 24% do valor de 1940, chegando a registrar, em abril de 1992, o menor valor histórico, com R$ 204,03. Só em maio de 1995 o salário mínimo iniciou um movimento de recuperação, que levou o seu valor a atingir, oito anos depois, 31% do que era no ano de criação.
No entanto, apesar dessa reação, a queda acentuada levou as centrais sindicais a lançar uma campanha de valorização, com três marchas em Brasília. As manifestações tinham por objetivo cobrar das autoridades a valorização do salário mínimo.
Como resultado da mobilização dos trabalhadores, em 2005, o salário mínimo passou de R$ 260 para R$ 300. Em abril de 2006, subiu para R$ 350 e, um ano depois, para R$ 380. Em março de 2008, o salário mínimo foi a R$ 415; em fevereiro de 2009, para R$ 465; e, em 2010, chegou a R$ 510.
Agora, as discussões em torno do reajuste para 2011 levaram a diversas propostas, seja por parte do governo, das centrais e da oposição, entre elas R$ 540, R$ 545, R$ 580 e R$ 600. Foi, aliás, a partir de negociações anteriores com as centrais sindicais que foi feito um acordo para que se adotasse uma política do salário mínimo até 2023. Assim, conforme a proposta do governo enviada à Câmara dos Deputados, para janeiro de 2011, o reajuste deverá ser feito pela inflação do ano anterior mais o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Para o Dieese, o salário mínimo ideal deveria ser o que estipula a Constituição Federal no Capítulo 2, Dos Direitos Sociais, Artigo 7º, Inciso 4. Seria o "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim".
De acordo com o Dieese, o cálculo deveria levar em consideração o custo da cesta básica de valor mais alto no País dividido pela ponderação de 35,71%, que representa o gasto das famílias, multiplicado por três (representada por três adultos ou dois adultos e duas crianças). O Dieese estimou em R$ 2.149,76 o salário mínimo necessário para o brasileiro conseguir suprir as despesas básicas mencionadas na Constituição no mês de janeiro, valor 4,06 vezes maior que o salário em vigor de R$ 540.
16 de fev. de 2011
22 de jan. de 2011
Composição de preços
Muitas pessoas pensam que colocar o preço em um produto ou serviço é algo simples, mas não é.
Não podemos simplesmente pensarmos que este ou aquele preço é o melhor para mim.
Não podemos pensar que o meu amigo, irmão, pai, mãe, vizinho ....... tenha me falado que o preço a ser praticado deve ser o valor +x.
Errado este tipo de pensamento.
O preço tem de ser calculado.
NÃO EXISTE PREÇO TIRADO DA SUA CABEÇA.
É assim que muitos quebram nos primeiros anos e muito poucos mesmo, conseguem sobreviver.
Não podemos simplesmente pensarmos que este ou aquele preço é o melhor para mim.
Não podemos pensar que o meu amigo, irmão, pai, mãe, vizinho ....... tenha me falado que o preço a ser praticado deve ser o valor +x.
Errado este tipo de pensamento.
O preço tem de ser calculado.
NÃO EXISTE PREÇO TIRADO DA SUA CABEÇA.
É assim que muitos quebram nos primeiros anos e muito poucos mesmo, conseguem sobreviver.
19 de jan. de 2011
O que é a vida?
A vida é uma oportunidade dada a você e a qual é você quem segue o seu caminho e compartilha com outros.
A vida nada mais é do que a sua liberdade de escolher o que quer fazer, quando e a onde.
Cada pessoa escolhe o seu destino.
Cada pessoa é feliz da sua maneira.
Cada pessoa procura os seus problemas.
Cada pessoa é única.
Cada pessoa "normal" pensa no óbvio.
Cada pessoa passa por aquilo que jamais pensou em passar.
Cada pessoa tem seus méritos.
Cada pessoa é um ser humano diferente, tem o seu humor, as suas habilidades, a sua inteligência, a sua sabedoria, o seu rumo e deixa nesta terra a sua marca.
A vida nada mais é do que a sua liberdade de escolher o que quer fazer, quando e a onde.
Cada pessoa escolhe o seu destino.
Cada pessoa é feliz da sua maneira.
Cada pessoa procura os seus problemas.
Cada pessoa é única.
Cada pessoa "normal" pensa no óbvio.
Cada pessoa passa por aquilo que jamais pensou em passar.
Cada pessoa tem seus méritos.
Cada pessoa é um ser humano diferente, tem o seu humor, as suas habilidades, a sua inteligência, a sua sabedoria, o seu rumo e deixa nesta terra a sua marca.
Gastos
A palavra gastos já indica tudo o que se pretende dizer.
O que devemos perceber......
É a maneira com que idealizamos fazer os nossos gastos.
Vamos pensar......
Se eu gosto de viajar eu vou economizar ou deveria a princípio economizar para viajar.
Quem gosta de carro tem que economizar e gastar em carro.
Quem gosta de serra, deve economizar e comprar uma casa na serra.
Quem gosta de ........
Deve guardar para realizar este gosto.
Se você é só, melhor ainda. Podes guardar para comprar o que mais lhe oferece o conforto de um sonho.
Se você não é só e existem outras pessoas com você, o mais coerente e correto é dividir com os demais as prioridades e sonhos e a partir deste pensamento guardar um dinheiro para realizar a média dos sonhos de cada um.
O que devemos perceber......
É a maneira com que idealizamos fazer os nossos gastos.
Vamos pensar......
Se eu gosto de viajar eu vou economizar ou deveria a princípio economizar para viajar.
Quem gosta de carro tem que economizar e gastar em carro.
Quem gosta de serra, deve economizar e comprar uma casa na serra.
Quem gosta de ........
Deve guardar para realizar este gosto.
Se você é só, melhor ainda. Podes guardar para comprar o que mais lhe oferece o conforto de um sonho.
Se você não é só e existem outras pessoas com você, o mais coerente e correto é dividir com os demais as prioridades e sonhos e a partir deste pensamento guardar um dinheiro para realizar a média dos sonhos de cada um.
5 de jan. de 2011
Novo Salário Mínimo no Brasil em 2011
O novo salário mínimo no Brasil em 2011 é algo de pensar.
Deputados Federais, Senadores Federais, Juízes ..... .
Dizem que os salários não são reajustados fazem já 4 anos.
O que é melhor?
Reajuste de 4 em 4 anos com aumento de x% ou de ano em ano com o aumento de y%.
O único problema até o momento é a maneira de se pensar.
- O que impacta nos aposentados?
- O que impacta na nação como um todo?
Se o caso for este, penso que governadores, deputados, senadores, aposentados, trabalhadores que dependem do salário mínimo devam pensar melhor.
Como os governadores, deputados, senadores, aposentados, trabalhadores pode ganhar menos ou mais do que os outros.
É neste ponto que surge o problema.
Os porque x,y ou z são beneficiados....????????
Se os aposentados ganharem um pouquinho mais, o país não tem como pagar, mas se os governadores, deputados, senadores e etc... ganharem um grande salário, neste caso e não sei ainda como, o país TEM COMO PAGAR.
Vamos pelas proporções.......
Tem poucos governadores, deputados, senadores, juízes, etc....
Então eles podem ganhar muito bem, mas pela regra da proporcionalidade, estes valores pagos aos "altos escalões" poderia na sua divisão proporcionar melhores pagamentos a aqueles que realmente fizeram do Brasil, algo muito perfeito e com certeza não foi só a política.
Quem fala e aparece são os políticos, mas quem coloca a mão na massa e faz acontecer somos nós trabalhadores!
A todos aqueles que gostam de ler o meu muito obrigado, pois a cada dia se fortalecem com o aprendizado e com a cultura de um povo, de um povo brasileiro.
O maior problema atualmente da política brasileira é que o aposentado não pode ganhar mais devido a arrecadação do INSS (que é a mãe brasileira e quem contribui por curto prazo de tempo ou tem algum problema e nunca contribuíu, o mesmo aposenta por pena do indivíduo, ou seja, nunca tem dinheiro para quem relmente pagou a vida inteira e obrigado pela legislação). Me desculpem, mas vamos pensar bem: Se o INSS vive do que arrecada, não podemos fazer filantropia. Este é o ponto. O problema é que o governo faz caridade com o dinheiro dos outros (INSS).
Deputados Federais, Senadores Federais, Juízes ..... .
Dizem que os salários não são reajustados fazem já 4 anos.
O que é melhor?
Reajuste de 4 em 4 anos com aumento de x% ou de ano em ano com o aumento de y%.
O único problema até o momento é a maneira de se pensar.
- O que impacta nos aposentados?
- O que impacta na nação como um todo?
Se o caso for este, penso que governadores, deputados, senadores, aposentados, trabalhadores que dependem do salário mínimo devam pensar melhor.
Como os governadores, deputados, senadores, aposentados, trabalhadores pode ganhar menos ou mais do que os outros.
É neste ponto que surge o problema.
Os porque x,y ou z são beneficiados....????????
Se os aposentados ganharem um pouquinho mais, o país não tem como pagar, mas se os governadores, deputados, senadores e etc... ganharem um grande salário, neste caso e não sei ainda como, o país TEM COMO PAGAR.
Vamos pelas proporções.......
Tem poucos governadores, deputados, senadores, juízes, etc....
Então eles podem ganhar muito bem, mas pela regra da proporcionalidade, estes valores pagos aos "altos escalões" poderia na sua divisão proporcionar melhores pagamentos a aqueles que realmente fizeram do Brasil, algo muito perfeito e com certeza não foi só a política.
Quem fala e aparece são os políticos, mas quem coloca a mão na massa e faz acontecer somos nós trabalhadores!
A todos aqueles que gostam de ler o meu muito obrigado, pois a cada dia se fortalecem com o aprendizado e com a cultura de um povo, de um povo brasileiro.
O maior problema atualmente da política brasileira é que o aposentado não pode ganhar mais devido a arrecadação do INSS (que é a mãe brasileira e quem contribui por curto prazo de tempo ou tem algum problema e nunca contribuíu, o mesmo aposenta por pena do indivíduo, ou seja, nunca tem dinheiro para quem relmente pagou a vida inteira e obrigado pela legislação). Me desculpem, mas vamos pensar bem: Se o INSS vive do que arrecada, não podemos fazer filantropia. Este é o ponto. O problema é que o governo faz caridade com o dinheiro dos outros (INSS).
3 de jan. de 2011
O uso correto das palavras.
Nós seres humanos, colocamos em qualquer lugar palavras que podem significar idéias e interpretações diferentes.
Vamos ver alguns casos em que devemos cuidar com as palavras:
Eu acho - você só acha se estiver procurando algo. Você pensa, não acha.
A pessoa é muito inteligente e até de mais - Grau de inteligência é o QI, qualquer coisa diferente disto é uma pessoa dotada ou que tem facilidade para algumas coisa.
A minha equipe ou a minha cadeira, a minha mesa - a não ser que você seja o dono do negócio, a equipe, a cadeira, a mesa não são sua e sim de sua empresa. Você faz parte dela e não é sozinho no contexto.
Tenho visão da empresa - a não ser que você seja muito antigo na casa e conhece a empresa como ninguém, desta forma poderá dizer estas palavras, caso contrário é melhor não falar nada.
Eu conheço o processo - Isto serve tanto para curriculos como para o dia a dia. Você só pode dizer aquilo que realmente conhece a fundo ou com muita prática. Caso contrário é um tiro no pé como diziam os antigos. Nunca, mas nunca diga o que não sabe ou conhece muito bem. É bem melhor dizer que sabe alguma coisa ou muito pouco de que dizer que conhece bem.
Eu - Eu fiz isto, Eu sei muita coisa, Eu sei, Eu conheço, Eu fiz, Eu resolvo, Eu....... .
Cuidado com o Eu. Para você ser realmente o Eu você necessita saper muito mais do que pensa. A não ser que você realmente saiba o que faz você pode fazer e dizer, caso contrário penso que seja melhor não dizer nada.
Talento - É uma das palavras preferidas por mim. Praticamente todas as pessoas que me foram apresentadas como sendo "talento" eram na verdade pessoas muito lentas, ou seja, tá lento. Devido a este fato é que declino do uso desta palavra paraindicar alguém muito talentoso.
Vamos ver alguns casos em que devemos cuidar com as palavras:
Eu acho - você só acha se estiver procurando algo. Você pensa, não acha.
A pessoa é muito inteligente e até de mais - Grau de inteligência é o QI, qualquer coisa diferente disto é uma pessoa dotada ou que tem facilidade para algumas coisa.
A minha equipe ou a minha cadeira, a minha mesa - a não ser que você seja o dono do negócio, a equipe, a cadeira, a mesa não são sua e sim de sua empresa. Você faz parte dela e não é sozinho no contexto.
Tenho visão da empresa - a não ser que você seja muito antigo na casa e conhece a empresa como ninguém, desta forma poderá dizer estas palavras, caso contrário é melhor não falar nada.
Eu conheço o processo - Isto serve tanto para curriculos como para o dia a dia. Você só pode dizer aquilo que realmente conhece a fundo ou com muita prática. Caso contrário é um tiro no pé como diziam os antigos. Nunca, mas nunca diga o que não sabe ou conhece muito bem. É bem melhor dizer que sabe alguma coisa ou muito pouco de que dizer que conhece bem.
Eu - Eu fiz isto, Eu sei muita coisa, Eu sei, Eu conheço, Eu fiz, Eu resolvo, Eu....... .
Cuidado com o Eu. Para você ser realmente o Eu você necessita saper muito mais do que pensa. A não ser que você realmente saiba o que faz você pode fazer e dizer, caso contrário penso que seja melhor não dizer nada.
Talento - É uma das palavras preferidas por mim. Praticamente todas as pessoas que me foram apresentadas como sendo "talento" eram na verdade pessoas muito lentas, ou seja, tá lento. Devido a este fato é que declino do uso desta palavra paraindicar alguém muito talentoso.
Porque viajar?
A viagem nos remete a pensar na cultura do povo ao qual estamos visitando.
Faz pensar em nossos erros, no que poderíamos melhorar em nosso trabalho, o que tem de diferente que podemos aproveitar ......e assim por diante.
Podemos descansar, encontrar novos amigos, podemos conversar com outras pessoas em nosso país e ver qual foi a visão deles dos mesmos países que nós visitamos......
Ler ou olhar notícias e tirarmos as nossas conclusões, uma vez que conhecemos o país em que a mídia concentra a suas atenções.
Viajar é bom e é necessário para todas as pessoas que querem crescer no seu todo.
Faz pensar em nossos erros, no que poderíamos melhorar em nosso trabalho, o que tem de diferente que podemos aproveitar ......e assim por diante.
Podemos descansar, encontrar novos amigos, podemos conversar com outras pessoas em nosso país e ver qual foi a visão deles dos mesmos países que nós visitamos......
Ler ou olhar notícias e tirarmos as nossas conclusões, uma vez que conhecemos o país em que a mídia concentra a suas atenções.
Viajar é bom e é necessário para todas as pessoas que querem crescer no seu todo.
Pessoas da epoca boom y e x
Quanto ao título temos de ter algum cuidado.
Dizem que pessoas da época boom são as antigas e após guerra.
As x são mais pra frente e as x são as desta época, ou sejam as descoladas e sem preocupação de nada, só vale um dia após o outro.
O final do mundo não é por destruição como muitos pensam e sim na minha opinião é de mudanças que vem acontecendo ao longo do tempo. A prova aí está. São as pessoas da época boom y e x.
O pessoal do boom é o que sentiu mais o após guerra (2ª guerra mundial) e na sequência vieram os novos inteligentes que passam por cima das hierarquias e chefias para resolverem os problemas direto com o diretor. Aí eu pergunto: para que ter um gerente e gastar um fortuna com eles se o subordinado irá sempre se reportar ao diretor? e por aí vai toda a desorganização de qualquer empresa. Bonito é ter atitude e tomar decisões, mas fazer uma desorganização em uma empresa não é nada bom.
Por sua vez a turma do Y só quer ser chefe e aí morre o problema. Se todos vamos fazer o que queremos e a hora que queremos é provável que depois de alguns anos ninguém vai querer ser mandado e obedecer a princípios básicos em uma empresa.
Então cuidem e pensem bem sobre o assunto.
Nem boom, nem x e nem y, mas sim sempre prevalece o bom censo e a inteligência de tocar o seu negócio e certamente qualquer coisa só vai para a frente se for organizado e não de forma irresponsável (de qualquer jeito).
Imagine se na sua casa você, o pai, a mãe e os irmão serem todos independentes e tiverem o poder de mandar....?????? Quem é que vai te obedecer, quem vai obedecer ao seu pai, ao seu irmão.......
Se você é casado, quem tem a ultima palavra na sua casa, é você ou é a sua esposa. O que fazer??????
Pensa que ela irá deixar você decidir????Claro que não.
E se você estiver correto em suas ideias? Não pense que ela irá deixar você decidir????Claro que não.
Um dos grandes problemas nas empresas e nos casamentos é a mania de só ter pessoas em cargos de gerência e quase ninguém para trabalhar, todos querem ser chefes....epóca do y.
Dizem que pessoas da época boom são as antigas e após guerra.
As x são mais pra frente e as x são as desta época, ou sejam as descoladas e sem preocupação de nada, só vale um dia após o outro.
O final do mundo não é por destruição como muitos pensam e sim na minha opinião é de mudanças que vem acontecendo ao longo do tempo. A prova aí está. São as pessoas da época boom y e x.
O pessoal do boom é o que sentiu mais o após guerra (2ª guerra mundial) e na sequência vieram os novos inteligentes que passam por cima das hierarquias e chefias para resolverem os problemas direto com o diretor. Aí eu pergunto: para que ter um gerente e gastar um fortuna com eles se o subordinado irá sempre se reportar ao diretor? e por aí vai toda a desorganização de qualquer empresa. Bonito é ter atitude e tomar decisões, mas fazer uma desorganização em uma empresa não é nada bom.
Por sua vez a turma do Y só quer ser chefe e aí morre o problema. Se todos vamos fazer o que queremos e a hora que queremos é provável que depois de alguns anos ninguém vai querer ser mandado e obedecer a princípios básicos em uma empresa.
Então cuidem e pensem bem sobre o assunto.
Nem boom, nem x e nem y, mas sim sempre prevalece o bom censo e a inteligência de tocar o seu negócio e certamente qualquer coisa só vai para a frente se for organizado e não de forma irresponsável (de qualquer jeito).
Imagine se na sua casa você, o pai, a mãe e os irmão serem todos independentes e tiverem o poder de mandar....?????? Quem é que vai te obedecer, quem vai obedecer ao seu pai, ao seu irmão.......
Se você é casado, quem tem a ultima palavra na sua casa, é você ou é a sua esposa. O que fazer??????
Pensa que ela irá deixar você decidir????Claro que não.
E se você estiver correto em suas ideias? Não pense que ela irá deixar você decidir????Claro que não.
Um dos grandes problemas nas empresas e nos casamentos é a mania de só ter pessoas em cargos de gerência e quase ninguém para trabalhar, todos querem ser chefes....epóca do y.
2011 ....... o que esperar.........
2011, 2010, 2009, 2008, ........ são continuação de um ano.
Podemos pensar em coisas melhores, em planos futuros, mas não podemos deixar de pensar que tudo mudou da noite para o dia.
Inflação no Brasil, da noite para o dia caiu de 80% para zero por cento (0%). Isto não existe.
Vamos pensar grande, mas não que o ano vai mudar, pois quem muda é você.
É você que faz acontecer, não o ano de 2011, 2012, ........ .
Vamos pensar Grande, mas sem nos enganarmos.
Podemos pensar em coisas melhores, em planos futuros, mas não podemos deixar de pensar que tudo mudou da noite para o dia.
Inflação no Brasil, da noite para o dia caiu de 80% para zero por cento (0%). Isto não existe.
Vamos pensar grande, mas não que o ano vai mudar, pois quem muda é você.
É você que faz acontecer, não o ano de 2011, 2012, ........ .
Vamos pensar Grande, mas sem nos enganarmos.
10 de dez. de 2010
Quer viver no exterior????
Minha dica.
Viagem antes para o lugar dos seus sonhos e fique 6 meses.
Viver no exterior não é um mar de rosas.
Você tem de estar preparado ou nascer com a vontade de aventura.
Então pense sempre onde quer ir e onde quer ficar.
Fale antes com quem já morou ou mora no exterior, leia, pesquise, .....
E depois embarque nesta aventura......
Viagem antes para o lugar dos seus sonhos e fique 6 meses.
Viver no exterior não é um mar de rosas.
Você tem de estar preparado ou nascer com a vontade de aventura.
Então pense sempre onde quer ir e onde quer ficar.
Fale antes com quem já morou ou mora no exterior, leia, pesquise, .....
E depois embarque nesta aventura......
Gastar???? ou Economizar???
Não necessitamos de livros, mas sim de pensamento.
Existem milhares de Livros dizendo como ficar rico, como ser feliz, o que fazer para ser um homem de sucesso, como chegar ao topo e assim por diante .............
Eu sempre parti e parto do seguinte modelo:
A solução é fácil e sempre ela é simples de mais. Quem complica somos nós.
Quando temos problemas a maioria das pessoas procura um profissional, seja ele médico, eletricista, encanador, administrador, pisicologo, etc....
Geralmente procuramos um profissional e pouco tentamos por uma solução.
Então vou tentar oferecer algumas dicas na área de Administração, como exemplo de como podemos fazer algumas coisas sem necessitar da presença de um profissional ou de ter de comprar livros caros que me digam o que eu já sei.
Pense, mas pense bem..........
Se você está sem dinheiro neste momento para comprar uma TV ou um refrigerador.
O que fazer???
Bem, guarde o seu dinheiro.
Mas pera aí????? Se eu guardar vai levar tempo até eu ter o meu dinheiro para comprar o meu desejo (TV, refrigerador....etc...).
Sim, mas vamos pensar com calma e raciocinar............
1º O que você quer?
Primeiro se organize e veja quais são as suas prioridades.
Seria uma TV nova, um refrigerador novo, um carro, um apartamento.
2º Se sabia que o produto a ser comprado era para substituir outro já mais antigo porque não se programou antes?
Isto é fazer um cronograma ou uma lista de prioridades. O que vai ser comprado antes?
Faça uma relação de serviços, bens e produtos a serem adquiridos e o dinheiro destinado a cada um deles. Eu explico agora como fazer.
abra uma planilha excel ou se não souber trabalhar em planilha no computador, apanhe um papel e um lápis e faça a seguinte lista:
Vamos supor que você queira comprar uma TV primeiro e ela é a sua prioridade 1, um apartamento e ele seja a sua prioridade 2 e um carro e que ele será a sua prioridade 3.
TV
apartamento
carro
Você ganha R$3.000,00 por mês.
Só olhando assim você já observa a dificuldade de comprar algo a vista ou comprar em 25 anos.
Bem, vamos aos fatos.
Se a sua idade for 24 anos é melhor, mas se for 40 anos não é pior.
Apanhe dos R$3.000,00 por mês e termine com festinhas e saídas com amigos.Destes R$3.000,00 tire o suficiente para a sua sobrevivência, ou seja, comida (todos os meses, roupa e sapato- compra a cada 5 a 6 meses etc)
Vamos supor que gaste em comida no super R$400,00 para 1 pessoas por mês.
Ficaria,
Compra TV:por mês, guardar R$ 1080,00
Compra apartamento:por mês, guardar R$ 0
Compra carro:por mês, guardar R$ 0
Gastos Super:por mês, guardar R$ 400,00
Passagem ônibus/gasolina carro: por mês, guardar R$ 70,00
Aluguel e outros:por mês, guardar R$ 500,00
Extras (dinheiro a ser acumulado por mês para compra de roupas de 5 a 6 meses, sapatos de 5 a 6 meses..atc):por mês, guardar R$ 110,00
Próximo mês a TV já pode ser comprada a Vista e o que sobrou da TV vai para a compra do apartamento e a compra do carro e as prioridades mudam para apartamento em primeiro e carro e segundo....
Com isto os R$1080,00 que ficaram assim distribuídos.
Compra apartamento:por mês, guardar R$ 680,00 ou aumente mais este valor e diminua o valor do carro.
Quanto tempo leva para comprar este apartamento? Vai depender de você e se quiseres podes colocar todo o dinheiro ou parte do dinheiro destinado ao carro para o apartamento.
Se quiseres calcule quanto a poupança lhe oferece por mês e calcule quanto tempo levará para ter o apartamento dos seus sonhos.....
Um apartamento de R$ 100.00,00 guardando R$1080 por mês você compraria em 93 meses ou 8 anos e sem contar os juros e correção monetária (com uma média de 5,8% ao mês e acumulando a cada mês o valor corrigido).
Compra carro:por mês, guardar R$ 400,00
Gastos Super:por mês, guardar R$ 400,00
Passagem ônibus/gasolina carro: por mês, guardar R$ 70,00
Aluguel e outros:por mês, guardar R$ 500,00
O que sobra do aluguel, onibus/gasolina carro e super, soma-se aos R$1080,00 da sobra do salário deste mês e divide entre a prioridade 1 e 2.
3º Porque pagar juros e comprar hoje pela melhor oferta (só porque está em oferta)?
Pense muito bem sobre este assunto.......
Antes de adquirir qualquer produto pense em diversos fatores e não na sua vontade de adquirir......
Em primeiro lugar o bem a ser comprado vai sofrer evolução devido a sua tecnologia ao longo do tempo.
Poderá haver outras ofertas quando você tiver todo o dinheiro para comprar ou poderá você com o dinheiro na mão, conseguir um bom desconto ou se não conseguir, quem sabe o produto poderá ser vendido a prestação E "SEM JUROS PELO PREÇO A VISTA" (embora não exista vender a prestação pelo preço a vista, visto que existem diversos fatores para se colocar dentro deste valor de venda, tais como:juros pela desvalorização do dinheiro, encargos de todos os tipos, etc...). Desta forma você paga a prestação pelo "PREÇO A VISTA" e deixa o restante do dinheiro na poupança ou investimento para que renda algum juros e correções ao longo deste tempo.
4º Você sabe economizar ou guardar dinheiro?
Se não sabe é bom começar a aprender sem a necessidade de ler nenhum tipo de livro, mas se conter ou não gastar quando olha qualquer coisa. Primeiro priorize ou pense no que quer comprar primeiro e depois guarde o dinheiro até conseguir o suficiente para a compra.
As primeiras vezes é doloroso, mas depois acostuma e passa a ser só alegrias.....
5º Quais são os segredos para uma boa compra?
Ter sempre o dinheiro na mão.
6º O que fazer em uma emergência?
Ter sempre uma verba ou um pouco de dinheiro reservado para situações de emergências.
7º Como devo proceder para comprar um apartamento?
Guarde o dinheiro conforme já explicado antes......
8º Como devo proceder para comprar um computador, Notebook, Netbook, ...?
Muito cuidado neste item........
As empresas usam de tudo para burlar a inteligência do comprador.
Sempre e eu disse sempre tenha todos os dados do objeto a ser adquirido ou comprado.
Pesquise antes sobre este produto na Internet.
Veja bem: Um computador da marca X que custe R$1200,00 vai valer os mesmos ou um pouco menos com outra marca.
Mas o que muda?
O diferencial é: Processador, Capacidade do HD, quantidade de memória, frete pago ou não, outros acessórios que podem vir em um e em outro não, sistema operacional (um é livre e outro é pago e aí custa dinheiro. Outra coisa é se é possível trocar por outro sistema operacional, pois seguidamente temos problemas quanto a troca dos mesmo e perda da garantia), garantia (quem faz a garantia...a loja ou a fabricante?????).
Todos os casos que acompanhei são sempre os mesmo......O notebook X é muito mais barato, mas o concorrente é muito mais caro ( a diferença está no processador, sistema operacional, hd e memória). Raramente ou nunca compro o mais barato, pois por experiência já gastei muito mais mandando arrumar os baratos dos que os caros.....
9ºComo devo proceder para comprar com o cartão de crédito?
EVITE O CARTÃO DE CRÉDITO E CHEQUES COM NEGATIVO.
Se der um problema e você não conseguir pagar, você vai perder tudo aquilo que economizou.
O dia que você tiver muito e souber administrar o seu dinheiro e nunca ter gastado mais do que podia e nunca ter ficado negativo, aí você pode pensar, mas antes não.
10º Como devo proceder para adquirir um serviço de terceiros (gesseiro, eletricista, mecânico, ....)?
Você pode até errar na escolha, mas vai errar menos se perguntar a algum conhecido por uma indicação.
14º Como devo proceder para entender como alguns aparelhos funcionam e são bons.....?
Pesquise antes na Internet e em Fóruns confiáveis e a partir disto você tira as suas conclusões. É melhor você errar por suas consultas do que errar pelas dicas de que diz saber de tudo e de tudo nada sabe.
Até o próximo artigo.
Existem milhares de Livros dizendo como ficar rico, como ser feliz, o que fazer para ser um homem de sucesso, como chegar ao topo e assim por diante .............
Eu sempre parti e parto do seguinte modelo:
A solução é fácil e sempre ela é simples de mais. Quem complica somos nós.
Quando temos problemas a maioria das pessoas procura um profissional, seja ele médico, eletricista, encanador, administrador, pisicologo, etc....
Geralmente procuramos um profissional e pouco tentamos por uma solução.
Então vou tentar oferecer algumas dicas na área de Administração, como exemplo de como podemos fazer algumas coisas sem necessitar da presença de um profissional ou de ter de comprar livros caros que me digam o que eu já sei.
Pense, mas pense bem..........
Se você está sem dinheiro neste momento para comprar uma TV ou um refrigerador.
O que fazer???
Bem, guarde o seu dinheiro.
Mas pera aí????? Se eu guardar vai levar tempo até eu ter o meu dinheiro para comprar o meu desejo (TV, refrigerador....etc...).
Sim, mas vamos pensar com calma e raciocinar............
1º O que você quer?
Primeiro se organize e veja quais são as suas prioridades.
Seria uma TV nova, um refrigerador novo, um carro, um apartamento.
2º Se sabia que o produto a ser comprado era para substituir outro já mais antigo porque não se programou antes?
Isto é fazer um cronograma ou uma lista de prioridades. O que vai ser comprado antes?
Faça uma relação de serviços, bens e produtos a serem adquiridos e o dinheiro destinado a cada um deles. Eu explico agora como fazer.
abra uma planilha excel ou se não souber trabalhar em planilha no computador, apanhe um papel e um lápis e faça a seguinte lista:
Vamos supor que você queira comprar uma TV primeiro e ela é a sua prioridade 1, um apartamento e ele seja a sua prioridade 2 e um carro e que ele será a sua prioridade 3.
TV
apartamento
carro
Você ganha R$3.000,00 por mês.
Só olhando assim você já observa a dificuldade de comprar algo a vista ou comprar em 25 anos.
Bem, vamos aos fatos.
Se a sua idade for 24 anos é melhor, mas se for 40 anos não é pior.
Apanhe dos R$3.000,00 por mês e termine com festinhas e saídas com amigos.Destes R$3.000,00 tire o suficiente para a sua sobrevivência, ou seja, comida (todos os meses, roupa e sapato- compra a cada 5 a 6 meses etc)
Vamos supor que gaste em comida no super R$400,00 para 1 pessoas por mês.
Ficaria,
Compra TV:por mês, guardar R$ 1080,00
Compra apartamento:por mês, guardar R$ 0
Compra carro:por mês, guardar R$ 0
Gastos Super:por mês, guardar R$ 400,00
Passagem ônibus/gasolina carro: por mês, guardar R$ 70,00
Aluguel e outros:por mês, guardar R$ 500,00
Extras (dinheiro a ser acumulado por mês para compra de roupas de 5 a 6 meses, sapatos de 5 a 6 meses..atc):por mês, guardar R$ 110,00
Próximo mês a TV já pode ser comprada a Vista e o que sobrou da TV vai para a compra do apartamento e a compra do carro e as prioridades mudam para apartamento em primeiro e carro e segundo....
Com isto os R$1080,00 que ficaram assim distribuídos.
Compra apartamento:por mês, guardar R$ 680,00 ou aumente mais este valor e diminua o valor do carro.
Quanto tempo leva para comprar este apartamento? Vai depender de você e se quiseres podes colocar todo o dinheiro ou parte do dinheiro destinado ao carro para o apartamento.
Se quiseres calcule quanto a poupança lhe oferece por mês e calcule quanto tempo levará para ter o apartamento dos seus sonhos.....
Um apartamento de R$ 100.00,00 guardando R$1080 por mês você compraria em 93 meses ou 8 anos e sem contar os juros e correção monetária (com uma média de 5,8% ao mês e acumulando a cada mês o valor corrigido).
Compra carro:por mês, guardar R$ 400,00
Gastos Super:por mês, guardar R$ 400,00
Passagem ônibus/gasolina carro: por mês, guardar R$ 70,00
Aluguel e outros:por mês, guardar R$ 500,00
O que sobra do aluguel, onibus/gasolina carro e super, soma-se aos R$1080,00 da sobra do salário deste mês e divide entre a prioridade 1 e 2.
3º Porque pagar juros e comprar hoje pela melhor oferta (só porque está em oferta)?
Pense muito bem sobre este assunto.......
Antes de adquirir qualquer produto pense em diversos fatores e não na sua vontade de adquirir......
Em primeiro lugar o bem a ser comprado vai sofrer evolução devido a sua tecnologia ao longo do tempo.
Poderá haver outras ofertas quando você tiver todo o dinheiro para comprar ou poderá você com o dinheiro na mão, conseguir um bom desconto ou se não conseguir, quem sabe o produto poderá ser vendido a prestação E "SEM JUROS PELO PREÇO A VISTA" (embora não exista vender a prestação pelo preço a vista, visto que existem diversos fatores para se colocar dentro deste valor de venda, tais como:juros pela desvalorização do dinheiro, encargos de todos os tipos, etc...). Desta forma você paga a prestação pelo "PREÇO A VISTA" e deixa o restante do dinheiro na poupança ou investimento para que renda algum juros e correções ao longo deste tempo.
4º Você sabe economizar ou guardar dinheiro?
Se não sabe é bom começar a aprender sem a necessidade de ler nenhum tipo de livro, mas se conter ou não gastar quando olha qualquer coisa. Primeiro priorize ou pense no que quer comprar primeiro e depois guarde o dinheiro até conseguir o suficiente para a compra.
As primeiras vezes é doloroso, mas depois acostuma e passa a ser só alegrias.....
5º Quais são os segredos para uma boa compra?
Ter sempre o dinheiro na mão.
6º O que fazer em uma emergência?
Ter sempre uma verba ou um pouco de dinheiro reservado para situações de emergências.
7º Como devo proceder para comprar um apartamento?
Guarde o dinheiro conforme já explicado antes......
8º Como devo proceder para comprar um computador, Notebook, Netbook, ...?
Muito cuidado neste item........
As empresas usam de tudo para burlar a inteligência do comprador.
Sempre e eu disse sempre tenha todos os dados do objeto a ser adquirido ou comprado.
Pesquise antes sobre este produto na Internet.
Veja bem: Um computador da marca X que custe R$1200,00 vai valer os mesmos ou um pouco menos com outra marca.
Mas o que muda?
O diferencial é: Processador, Capacidade do HD, quantidade de memória, frete pago ou não, outros acessórios que podem vir em um e em outro não, sistema operacional (um é livre e outro é pago e aí custa dinheiro. Outra coisa é se é possível trocar por outro sistema operacional, pois seguidamente temos problemas quanto a troca dos mesmo e perda da garantia), garantia (quem faz a garantia...a loja ou a fabricante?????).
Todos os casos que acompanhei são sempre os mesmo......O notebook X é muito mais barato, mas o concorrente é muito mais caro ( a diferença está no processador, sistema operacional, hd e memória). Raramente ou nunca compro o mais barato, pois por experiência já gastei muito mais mandando arrumar os baratos dos que os caros.....
9ºComo devo proceder para comprar com o cartão de crédito?
EVITE O CARTÃO DE CRÉDITO E CHEQUES COM NEGATIVO.
Se der um problema e você não conseguir pagar, você vai perder tudo aquilo que economizou.
O dia que você tiver muito e souber administrar o seu dinheiro e nunca ter gastado mais do que podia e nunca ter ficado negativo, aí você pode pensar, mas antes não.
10º Como devo proceder para adquirir um serviço de terceiros (gesseiro, eletricista, mecânico, ....)?
Você pode até errar na escolha, mas vai errar menos se perguntar a algum conhecido por uma indicação.
14º Como devo proceder para entender como alguns aparelhos funcionam e são bons.....?
Pesquise antes na Internet e em Fóruns confiáveis e a partir disto você tira as suas conclusões. É melhor você errar por suas consultas do que errar pelas dicas de que diz saber de tudo e de tudo nada sabe.
Até o próximo artigo.
7 de dez. de 2010
Ganha & Perde tudo
Vou reproduzir parte de uma mtéria que saiu no site do Terra.
Site "http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4830322-EI294,00-Do+luxo+ao+lixo+conheca+ganhadores+da+loteria+que+perderam+tudo.html" em 07/12/2010.
Porque do meu interesse neste assunto.
O motivo é simples: Quando converso com determinadas pessoas, as mesmas se negam em acreditar que com tanto dinheiro assim, algém possa gastalo. Sempre dizem o mesmo, "é muita grana e não termina nunca".
Vamos as estatísticas.......(algumas informações baseadas em estudos e pesquisas).
MATÉRIA
Do luxo ao lixo: conheça ganhadores da loteria que perderam tudo
07 de dezembro de 2010 • 08h09 • atualizado às 08h11
Callie Rogers gastou com casas, carros, roupas de grife, festas, implantes de silicone nos seios e drogas
Cerca de um terço dos ganhadores de loteria vão à falência apenas alguns anos depois de receberem os primeiros milhões, segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos. O enriquecimento súbito e a incapacidade de administração do patrimônio muitas vezes levam as pessoas ao descontrole financeiro. Conheça dez sortudos que acabaram com a fortuna que ganharam na loteria em pouco tempo.
Luxo e drogas
A inglesa Callie Rogers, 22 anos, ganhou quase dois milhões de libras (equivalente a R$ 5 milhões) aos 16 anos. Em sete anos, a jovem gastou quase todo o seu dinheiro (restam-lhe menos de R$ 300 mil), viciou-se em drogas e tentou suicídio três vezes.
Callie usou boa parte do prêmio para comprar quatro casas para sua família, carros novos, roupas de grife, para fazer festas e para colocar implantes de silicone nos seios. Quinze dias depois de ganhar na loteria, ela conheceu seu namorado, Nicky Lawson, 29 anos, com quem se casou e teve dois filhos.
Durante o casamento, Callie gastou mais de R$ 680 mil em cocaína. Ela entrou em depressão e tentou cometer suicídio três vezes - a última vez foi no início deste ano, depois de perder a guarda dos filhos. A jovem diz estar determinada a recuperar a custódia das crianças.
Lixeiro
Um inglês que ganhou 9,7 milhões de libras (cerca de R$ 26 milhões) na loteria há oito anos quer voltar ser lixeiro para poder sustentar as duas filhas depois de ter gastado toda a sua fortuna. Michael Carroll, 26 anos, de Norfolk, na Inglaterra, tinha 19 anos quando ganhou o prêmio, em novembro de 2002.
Michael, que gastou sua fortuna em drogas, jogatinas e prostitutas. No auge da vida de milionário, Carroll gastava cerca de R$ 6 mil com cocaína todo dia. Sua mulher o deixou e levou a filha do casal com ela. Na casa que comprou com o prêmio, o britânico costumava dar festas regadas a bebida e sexo, nas quais chegava a dormir com quatro garotas de programa por noite. Em 2004, o gari foi preso por cinco meses por abuso de drogas.
Michael afirma ter sido bastante generoso com amigos e familiares, dando a eles quase metade da fortuna. Para o time de futebol do coração, o Rangers, Carroll doou cerca de R$ 3 milhões.
Sem nada em quatro anos
O maior prêmio já concedido na história pela loteria americana foi de US$ 315 milhões. O ganhador foi Jack Whittaker, em 2002. Jack já tinha uma boa estabilidade financeira trabalhando no ramo da construção civil, mas sua vida deu uma virada ao ganhar o prêmio - para pior.
Jack foi preso por dirigir embriagado e ameaçar o dono de um bar, e começou a perder dinheiro. Gastou mais de US$ 100 mil em um clube de strip-tease, teve US$ 745 mil roubados de seu carro e respondeu por diversos processos por dívidas em jogos de azar. Em um deles Whittaker foi processado ao passar cheques sem fundo para um cassino, no valor de US$ 1,5 milhão, para encobrir suas perdas no jogo.
Sua mulher pediu o divórcio, sua neta e o namorado morreram de overdose, em parte financiada com a mesada de US$ 2,1 mil que ele dava e ela. Sua filha também morreu por causas desconhecidas. Hoje Whittaker está sem dinheiro e sem família. Mas ele também praticou o bem, doando milhões de dólares para associações cristãs de caridade e para a Jack Whittaker Foundantion, uma ONG que ajuda necessitados de West Virginia, estado onde mora.
Doação
A sul-coreana Janite Lee, 52 anos, moradora do Estado americano do Missouri, ganhou US$ 18 milhões em 1993 e começou a abrir a carteira. Doou US$ 1 milhão para a Universidade de Washington, US$ 277 mil para políticos do Partido Democrata, US$ 30 mil para a família de um pastor e ainda grande somas para a igreja e instituições de caridade.
Lee também comprou coisas para si mesma, como carros e casas chiques, além de ser viciada em jogos: chegou a perder US$ 347 mil em cassinos em um ano. Em 2001 ela declarou falência com US$ 700 em duas contas bancárias. Mas, devido à toda sua caridade, Janite Lee teve a oportunidade de jantar com líderes mundiais, entre eles o ex-presidente americano Bill Clinton.
Após prêmio, suicídio
Depois de ganhar US$ 31 milhões em 1997, o pastor americano Billie Bob Harrell, do Texas, teve um fim trágico. Após ganhar o prêmio ele comprou casas e carros, mas também começou a sofrer pressões de desconhecidos para ajudá-los. Generoso, o pastor emprestava dinheiro a todos que pediam, mas poucos pagaram a dívida.
Harrell também doou parte do dinheiro à igreja e a instituições de caridade. Ele acabou indo à falência, perdeu a mulher e, dois anos depois de ganhar o prêmio milionário, acabou cometendo suicídio. Sua família, que não sabe explicar para onde foi grande parte da fortuna, ficou apenas com uma grande dívida em impostos devidos ao governo.
Escolhas erradas
O americano Shefik Tallmadge ganhou US$ 6,7 milhões com um bilhete comprado com sua última nota de US$ 5 na loteria do Arizona em 1988. Ele mudou de emprego, conseguiu um diploma de cientista político, se casou e se mudou para a Califórnia. Após passar anos viajando pela Ásia e África e comprar carros esportivos e imóveis, Tallmadge se interessou pelo ramo de combustíveis. Chegou a ser dono de quatro postos de gasolina, mas suas escolhas o levaram à falência em 2006.
Loucura e cinema
A britânica Vivian Nicholson ganhou um prêmio de 152 mil libras (cerca de 3 milhões de libras em valores atuais) em 1961 e ficou conhecida por dizer que iria "gastar, gastar, gastar" o prêmio. E foi o que ela fez. Depois de ganhar o prêmio, Vivian ficou viúva e se casou outras cinco vezes. Fez tratamento para alcoolismo, sofreu um derrame, foi deportada da ilha de Malta, tentou o suicídio e foi internada em um hospício. A história da vida de Vivian foi adaptada para o cinema e também virou livro e musical. Atualmente ela, que é idosa e aposentada, vive com uma pensão de 87 libras por semana, mas diz não se arrepender de nada.
Processo por sonegação
Em 1990, a assistente de enfermagem americana Rhoda Toth ganhou US$ 13 milhões na loteria da Flórida. Rhoda jogou na loteria quando somente restava US$ 27 a ela e ao marido. Os dois gastaram todo o dinheiro que ganharam até serem processados por sonegação de impostos em 2006.
Quando foram presos, Rhoda e o marido já viviam na pobreza novamente. Rhoda fingiu ter esclerose múltipla para evitar a condenação, mas agentes federais gravaram imagens dela fora do tribunal, sem nenhum indício de doença. O marido, Alex Toth, morreu de ataque cardíaco em 2008. Ela foi condenada a dois anos de prisão e ao pagamento de US$ 1,1 milhão à Receita Federal dos EUA.
Vida em trailer
Evelyn Adams foi premiada na loteria de New Jersey duas vezes, em 1985 e em 1986. A chance de vencer duas vezes na loteria é de uma em 17 trilhões, segundo o Times , mas a sorte não foi suficiente para Evelyn não ter mais preocupações. Ela perdeu grande parte dos US$ 5,4 milhões ganhos em jogos de azar e hoje vive em um trailer no estado de New Jersey.
Dívida para o banco
A americana Suzanne Mullins, moradora do Estado da Virginia, explorou uma opção diferente de receber seu dinheiro em 1993. Enquanto quase todo mundo pega sua bolada de uma vez só, ela preferiu dividir o recebimento do seu prêmio de US$ 4,2 milhões em 20 vezes. Parecia sensato, mas Mullins não soube administrar. De algum jeito, ela conseguiu ficar devendo para o banco, e ainda está em dívidas com credores, mesmo não cometendo nenhuma extravagância aparente. Segundo ela, o rombo nas contas é devido a despesas médicas do seu genro, que ultrapassariam um milhão de dólares.
Redação Terra
Site "http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4830322-EI294,00-Do+luxo+ao+lixo+conheca+ganhadores+da+loteria+que+perderam+tudo.html" em 07/12/2010.
Porque do meu interesse neste assunto.
O motivo é simples: Quando converso com determinadas pessoas, as mesmas se negam em acreditar que com tanto dinheiro assim, algém possa gastalo. Sempre dizem o mesmo, "é muita grana e não termina nunca".
Vamos as estatísticas.......(algumas informações baseadas em estudos e pesquisas).
MATÉRIA
Do luxo ao lixo: conheça ganhadores da loteria que perderam tudo
07 de dezembro de 2010 • 08h09 • atualizado às 08h11
Callie Rogers gastou com casas, carros, roupas de grife, festas, implantes de silicone nos seios e drogas
Cerca de um terço dos ganhadores de loteria vão à falência apenas alguns anos depois de receberem os primeiros milhões, segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos. O enriquecimento súbito e a incapacidade de administração do patrimônio muitas vezes levam as pessoas ao descontrole financeiro. Conheça dez sortudos que acabaram com a fortuna que ganharam na loteria em pouco tempo.
Luxo e drogas
A inglesa Callie Rogers, 22 anos, ganhou quase dois milhões de libras (equivalente a R$ 5 milhões) aos 16 anos. Em sete anos, a jovem gastou quase todo o seu dinheiro (restam-lhe menos de R$ 300 mil), viciou-se em drogas e tentou suicídio três vezes.
Callie usou boa parte do prêmio para comprar quatro casas para sua família, carros novos, roupas de grife, para fazer festas e para colocar implantes de silicone nos seios. Quinze dias depois de ganhar na loteria, ela conheceu seu namorado, Nicky Lawson, 29 anos, com quem se casou e teve dois filhos.
Durante o casamento, Callie gastou mais de R$ 680 mil em cocaína. Ela entrou em depressão e tentou cometer suicídio três vezes - a última vez foi no início deste ano, depois de perder a guarda dos filhos. A jovem diz estar determinada a recuperar a custódia das crianças.
Lixeiro
Um inglês que ganhou 9,7 milhões de libras (cerca de R$ 26 milhões) na loteria há oito anos quer voltar ser lixeiro para poder sustentar as duas filhas depois de ter gastado toda a sua fortuna. Michael Carroll, 26 anos, de Norfolk, na Inglaterra, tinha 19 anos quando ganhou o prêmio, em novembro de 2002.
Michael, que gastou sua fortuna em drogas, jogatinas e prostitutas. No auge da vida de milionário, Carroll gastava cerca de R$ 6 mil com cocaína todo dia. Sua mulher o deixou e levou a filha do casal com ela. Na casa que comprou com o prêmio, o britânico costumava dar festas regadas a bebida e sexo, nas quais chegava a dormir com quatro garotas de programa por noite. Em 2004, o gari foi preso por cinco meses por abuso de drogas.
Michael afirma ter sido bastante generoso com amigos e familiares, dando a eles quase metade da fortuna. Para o time de futebol do coração, o Rangers, Carroll doou cerca de R$ 3 milhões.
Sem nada em quatro anos
O maior prêmio já concedido na história pela loteria americana foi de US$ 315 milhões. O ganhador foi Jack Whittaker, em 2002. Jack já tinha uma boa estabilidade financeira trabalhando no ramo da construção civil, mas sua vida deu uma virada ao ganhar o prêmio - para pior.
Jack foi preso por dirigir embriagado e ameaçar o dono de um bar, e começou a perder dinheiro. Gastou mais de US$ 100 mil em um clube de strip-tease, teve US$ 745 mil roubados de seu carro e respondeu por diversos processos por dívidas em jogos de azar. Em um deles Whittaker foi processado ao passar cheques sem fundo para um cassino, no valor de US$ 1,5 milhão, para encobrir suas perdas no jogo.
Sua mulher pediu o divórcio, sua neta e o namorado morreram de overdose, em parte financiada com a mesada de US$ 2,1 mil que ele dava e ela. Sua filha também morreu por causas desconhecidas. Hoje Whittaker está sem dinheiro e sem família. Mas ele também praticou o bem, doando milhões de dólares para associações cristãs de caridade e para a Jack Whittaker Foundantion, uma ONG que ajuda necessitados de West Virginia, estado onde mora.
Doação
A sul-coreana Janite Lee, 52 anos, moradora do Estado americano do Missouri, ganhou US$ 18 milhões em 1993 e começou a abrir a carteira. Doou US$ 1 milhão para a Universidade de Washington, US$ 277 mil para políticos do Partido Democrata, US$ 30 mil para a família de um pastor e ainda grande somas para a igreja e instituições de caridade.
Lee também comprou coisas para si mesma, como carros e casas chiques, além de ser viciada em jogos: chegou a perder US$ 347 mil em cassinos em um ano. Em 2001 ela declarou falência com US$ 700 em duas contas bancárias. Mas, devido à toda sua caridade, Janite Lee teve a oportunidade de jantar com líderes mundiais, entre eles o ex-presidente americano Bill Clinton.
Após prêmio, suicídio
Depois de ganhar US$ 31 milhões em 1997, o pastor americano Billie Bob Harrell, do Texas, teve um fim trágico. Após ganhar o prêmio ele comprou casas e carros, mas também começou a sofrer pressões de desconhecidos para ajudá-los. Generoso, o pastor emprestava dinheiro a todos que pediam, mas poucos pagaram a dívida.
Harrell também doou parte do dinheiro à igreja e a instituições de caridade. Ele acabou indo à falência, perdeu a mulher e, dois anos depois de ganhar o prêmio milionário, acabou cometendo suicídio. Sua família, que não sabe explicar para onde foi grande parte da fortuna, ficou apenas com uma grande dívida em impostos devidos ao governo.
Escolhas erradas
O americano Shefik Tallmadge ganhou US$ 6,7 milhões com um bilhete comprado com sua última nota de US$ 5 na loteria do Arizona em 1988. Ele mudou de emprego, conseguiu um diploma de cientista político, se casou e se mudou para a Califórnia. Após passar anos viajando pela Ásia e África e comprar carros esportivos e imóveis, Tallmadge se interessou pelo ramo de combustíveis. Chegou a ser dono de quatro postos de gasolina, mas suas escolhas o levaram à falência em 2006.
Loucura e cinema
A britânica Vivian Nicholson ganhou um prêmio de 152 mil libras (cerca de 3 milhões de libras em valores atuais) em 1961 e ficou conhecida por dizer que iria "gastar, gastar, gastar" o prêmio. E foi o que ela fez. Depois de ganhar o prêmio, Vivian ficou viúva e se casou outras cinco vezes. Fez tratamento para alcoolismo, sofreu um derrame, foi deportada da ilha de Malta, tentou o suicídio e foi internada em um hospício. A história da vida de Vivian foi adaptada para o cinema e também virou livro e musical. Atualmente ela, que é idosa e aposentada, vive com uma pensão de 87 libras por semana, mas diz não se arrepender de nada.
Processo por sonegação
Em 1990, a assistente de enfermagem americana Rhoda Toth ganhou US$ 13 milhões na loteria da Flórida. Rhoda jogou na loteria quando somente restava US$ 27 a ela e ao marido. Os dois gastaram todo o dinheiro que ganharam até serem processados por sonegação de impostos em 2006.
Quando foram presos, Rhoda e o marido já viviam na pobreza novamente. Rhoda fingiu ter esclerose múltipla para evitar a condenação, mas agentes federais gravaram imagens dela fora do tribunal, sem nenhum indício de doença. O marido, Alex Toth, morreu de ataque cardíaco em 2008. Ela foi condenada a dois anos de prisão e ao pagamento de US$ 1,1 milhão à Receita Federal dos EUA.
Vida em trailer
Evelyn Adams foi premiada na loteria de New Jersey duas vezes, em 1985 e em 1986. A chance de vencer duas vezes na loteria é de uma em 17 trilhões, segundo o Times , mas a sorte não foi suficiente para Evelyn não ter mais preocupações. Ela perdeu grande parte dos US$ 5,4 milhões ganhos em jogos de azar e hoje vive em um trailer no estado de New Jersey.
Dívida para o banco
A americana Suzanne Mullins, moradora do Estado da Virginia, explorou uma opção diferente de receber seu dinheiro em 1993. Enquanto quase todo mundo pega sua bolada de uma vez só, ela preferiu dividir o recebimento do seu prêmio de US$ 4,2 milhões em 20 vezes. Parecia sensato, mas Mullins não soube administrar. De algum jeito, ela conseguiu ficar devendo para o banco, e ainda está em dívidas com credores, mesmo não cometendo nenhuma extravagância aparente. Segundo ela, o rombo nas contas é devido a despesas médicas do seu genro, que ultrapassariam um milhão de dólares.
Redação Terra
11 de ago. de 2009
O problema das pequenas empresas
Quando iniciamos um novo desafio dentro das empresas, sempre existe aquela pessoa que pensa que aplicar o dinheiro da empresa em outro negocio mais lucrativo (aparentemente)é melhor do que investir na própria empresa.
Passado alguns meses, a culpa da empresa não se restabelecer, cai no consultor que tantas e tantas vezes explicou e demonstrou que a aplicação de dinheiro da empresa deve ser feita na própria empresa e não em outro investimento qualquer.
Em decorrência destes fatos é que a cada dia algumas microempresas vem cavando o seu próprio extermínio.
Passado alguns meses, a culpa da empresa não se restabelecer, cai no consultor que tantas e tantas vezes explicou e demonstrou que a aplicação de dinheiro da empresa deve ser feita na própria empresa e não em outro investimento qualquer.
Em decorrência destes fatos é que a cada dia algumas microempresas vem cavando o seu próprio extermínio.
6 de mar. de 2009
Presidente, Diretor, Sócio, CEO, Gerente, Supervisor
- COMENTÁRIO MEU QUE COPIEI DO MEU BLOG CAPITAL INTELECTUAL -
Ultimamente e não muito ultimamente percebemos as contratações de Diretores, troca de presidentes, novos sócios, novos gerentes e supervisores em empresas com uma cultura diferente da cultura da empresa anterior.
Vira uma bagunça.
Não queiram saber o que é em 48 hs alguém terminar com o ânimo de uma equipe, desestruturar um departamento ou um setor e ainda dizer que tem de mudar o que está ótimo e funcionando, pior, mudar elementos básicos de um processo, mudar o que levou meses e anos para alinhar com a cultura da empresa.
Realmente é difícil conviver dentro ou fora da empresa, pois os clientes são os funcionários da empresa, fornecedores,clientes externo e adquirentes do ou dos produtos desta empresa, além da imagem que esta empresa terá junto a comunidade, familiares e tantos outros agregados que de uma forma ou de outra saberão que " A EMPRESA XXXXXXX É A PIOR EMPRESA NO BRASIL OU NO MUNDO PARA SE TRABALHAR "
Ultimamente e não muito ultimamente percebemos as contratações de Diretores, troca de presidentes, novos sócios, novos gerentes e supervisores em empresas com uma cultura diferente da cultura da empresa anterior.
Vira uma bagunça.
Não queiram saber o que é em 48 hs alguém terminar com o ânimo de uma equipe, desestruturar um departamento ou um setor e ainda dizer que tem de mudar o que está ótimo e funcionando, pior, mudar elementos básicos de um processo, mudar o que levou meses e anos para alinhar com a cultura da empresa.
Realmente é difícil conviver dentro ou fora da empresa, pois os clientes são os funcionários da empresa, fornecedores,clientes externo e adquirentes do ou dos produtos desta empresa, além da imagem que esta empresa terá junto a comunidade, familiares e tantos outros agregados que de uma forma ou de outra saberão que " A EMPRESA XXXXXXX É A PIOR EMPRESA NO BRASIL OU NO MUNDO PARA SE TRABALHAR "
Novo Ano - Novos desafios
O ano começa igual como terminou em 2008.
Existem diferenças? Claro que sim. Mudaram as pessoas de lugar, trocaram-se os nomes e tudo ficou como antes.
O Zé assumiu o cargo do João que em 2008 não fez nada e o João por sua vez assumiu o cargo do Zé, pois o mesmo não fazia nada. Agora a empresa com esta troca irá dar um salto espetacular só não sei para onde?
Com a crise as empresas aproveitam para fazerem uma limpezinha em suas áreas (chamadas de enxugamento).
O melhor método até hoje adotado em milhares de empresas é demitir quem trabalha e ficar os "bons" aqueles que enrolam, enrolam e fazem marketing pessoal e a empresa enquanto isto vai cada vez mais para o buraco.
Outro ponto positivo nas empresas são os benefícios para diretores, gerentes e outros que tem o seu salariozinho reduzido não pela crise, mas sim porque sempre ganharam mal e dão o sangue pela empresa (até por aí). Estes tem um monte de vantagens que a empresa oferece e que não são diminuidas ou retiradas em época de crise. Bem pelo contrário, são trocadas, somadas e nunca diminuídas.......
Assim é como vivemos. Poucos trabalham de verdade e muitos atrapalham de verdade.
Existem diferenças? Claro que sim. Mudaram as pessoas de lugar, trocaram-se os nomes e tudo ficou como antes.
O Zé assumiu o cargo do João que em 2008 não fez nada e o João por sua vez assumiu o cargo do Zé, pois o mesmo não fazia nada. Agora a empresa com esta troca irá dar um salto espetacular só não sei para onde?
Com a crise as empresas aproveitam para fazerem uma limpezinha em suas áreas (chamadas de enxugamento).
O melhor método até hoje adotado em milhares de empresas é demitir quem trabalha e ficar os "bons" aqueles que enrolam, enrolam e fazem marketing pessoal e a empresa enquanto isto vai cada vez mais para o buraco.
Outro ponto positivo nas empresas são os benefícios para diretores, gerentes e outros que tem o seu salariozinho reduzido não pela crise, mas sim porque sempre ganharam mal e dão o sangue pela empresa (até por aí). Estes tem um monte de vantagens que a empresa oferece e que não são diminuidas ou retiradas em época de crise. Bem pelo contrário, são trocadas, somadas e nunca diminuídas.......
Assim é como vivemos. Poucos trabalham de verdade e muitos atrapalham de verdade.
Assinar:
Postagens (Atom)